paixão, paixão...

A gente sempre escuta essa palavra. Mas o que é paixão pra você?

Eu perguntei isso pra um amigo hoje. E a resposta dele foi: "Não tem como explicar, não tem como definir. É uma coisa que você não quer sentir porque já sabe como vai terminar. Foge até enquanto dá, mas quando sente, é tão bom o momento. Pena que no fim é ruim".

Eu concordo e discordo.

É realmente difícil de definir, é uma coisa que você evita sentir porque tem medo e você foge. ok. Mas ao mesmo tempo você quer sentir aquilo, porque estar apaixonado é uma das coisas mais bonitas na vida de alguém. Você foge, sabendo que ela vai te puxar pelos cabelos e te jogar no chão a qualquer momento. E você hesita por medo do fim.

É aí eu chego num ponto: no fim.
Por que a gente teme tanto o fim? Tá, a gente não quer que as coisas legais que estamos vivendo com alguém acabe e blablabla. Mas por outro lado, tudo tem um ciclo, tudo acontece na vida da gente com um propósito, pessoas vêm e vão, pessoas deixam um pouco de si em cada pedaço da nossa vida e o fim, bem clichê, é sempre um recomeço. E, muitas vezes, a gente deixa de viver muita coisa bonita, muita paixão avassaladora por aí, por medo do fim.

Mas voltando a falar de paixão... A gente tem essa mania besta de superestimar a paixão. Negando, por tantas vezes, a sua existência. Assumindo-a somente quando esta assume proporções gigantes na nossa vida, proporções estas que estamos cansados de saber quais são. Mas a verdade é que a paixão pode ser algo bem mais simples e estar num pedestal bem mais baixo que aquele ao qual nós a colocamos. Paixão pode ser coisa simples. Pode ser pelo cara que tu viu na fila da padaria, que passou por você no sinal e te fez sentir o coração bater e você nem entende porquê. A beleza da paixão tá aí, em se apaixonar por qualquer coisa bonita que te toque, que te faça ter brilho nos olhos. Paixão não espera um tempo determinado pra acontecer, não tem hora marcada pra bater na tua porta. Tu pode se apaixonar por alguém que acabou de conhecer sim. Não é anormal. Sem explicação nenhuma mesmo. Paixão não é amor decidido. Paixão é esse sentimento que faz teu coração bater mais forte, tuas mãos suarem, teu corpo ficar quente. Paixão é aquela vontade de ver a pessoa no segundo depois que ela se despediu. Paixão é aquele olhar que você não consegue disfarçar. Paixão pode chegar num segundo depois que tu olhou alguém nos olhos e também pode ir embora na semana seguinte. Paixão não pede morada, não pede compromisso, não pede 'pra sempre'. Paixão só quer o momento, só quer o aconchego do peito, o afago nos cabelos até a hora de ir embora ou não. Ela pode ficar mais um pouco, ela pode durar mais de um mês, pode se transformar em amor ou pode simplesmente pular pela janela e partir quando você menos esperar. Acontece. Sentir a paixão já é por demais eterno. É um momento infinito num espaço de tempo indeterminado.
A gente tem que saber lidar com a paixão. Aprender a curtir o momento em que ela decidiu ficar pertinho da gente, porque é bom demais ter essa sensação, você sente que está vivo. Temos que aprender a se apegar as coisas boas e não ter medo de chegar o momento em que ela vai fugir.. A gente tem que tentar carregar os momentos bons na bagagem e parar com a mania de "jogar fora a vida que nos é oferecida pela simples razão das coisas não serem como queremos, na mesma ordem, no mesmo sentido"¹. Porque tudo é válido, tudo que a gente vive tem um impacto na nossa vida, seja ele positivo ou negativo, e a gente tem que saber ver o lado bom de cada um deles. Tudo é válido, ainda que ande na contra-mão da nossa vontade, ainda que acabe antes mesmo de começar, ainda que siga o caminho contrário às nossas expectativas.
"Sentir o coração bater é o que dá sentido. Sem medo, sem amarras"¹, pra que você se sinta viva, sinta paixão, sinta essa emoção que é estar apaixonado.
Assuma. Sem medo, pelo menos pra você mesmo. E curta esse acelerar no peito todos os dias.
E se permita sentir vivo a cada olhar marcante, a cada arrepiar de pelos e a cada acelerar de coração.


Quantas vezes você já se apaixonou hoje?





¹Frases ditas por N. Mota em um conversa profunda sobre paixão. hahaha




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não se fazem mais amigos como antigamente!

Se não te faz sentir, não faz sentido.

o dia em que um filme me fez chorar.